Grand Theft Auto IV - Efeitos físicos
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x12
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O GTA 4, com lançamento previsto para o dia 29 de Abril, é um dos jogos mais esperados do ano. Já sabemos que tão cedo não teremos GTA 4 para PC, pois a princípio, o jogo será lançado apenas para PS3 e XBOX 360.
O novo protagonista Niko Bellic irá agir em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova York. Vários trailers do GTA 4 já estão disponíveis, inclusive aqui no site.
Obsevando bem os efeitos visuais comuns a cada um dos trailers, percebe-se que os efeitos físicos estão muito mais realistas. Antes só tinha visto algo parecido no Crysis, que é outro jogo que vai fazer história.
Criar os efeitos físicos de forma que pareçam tão reais é um desafio enorme, pois todas as variáveis que são habitualmente desprezadas precisam ser incorporadas nos modelos matemáticos utilizados. Estes efeitos incluem: impacto, aceleração, viscosidade, oscilações, gravidade, arrasto, etc…
Por exemplo: quando um carro em alta velocidade em um estrada de terra bate em uma árvore, o jogo precisa levar em conta várias informações para calcular a cena corretamente, dentre elas: distribuição de massa do carro, velocidade, aderência de cada um dos pneus, aceleração angular, massa do carro, gravidade, arrasto, aerodinâmica, velocidade do vento, atrito com o solo em cada parte da estrada de terra, resitência do veículo ao impacto, resistência oferecida pela árvore, distribuição de massa da árvore e muitas outras. Além disso, a variação temporal de cada um destes itens também é utilizada, sempre que necessário.
Enfim, mais do que uma diversão a criação de um jogo como este é uma arte, além de uma obra prima da engenharia.
Vejam no vídeo abaixo as simulações dos efeitos físicos do GTA 4, criado através do software Euphoria, da Natural Motion.
O novo protagonista Niko Bellic irá agir em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova York. Vários trailers do GTA 4 já estão disponíveis, inclusive aqui no site.
Obsevando bem os efeitos visuais comuns a cada um dos trailers, percebe-se que os efeitos físicos estão muito mais realistas. Antes só tinha visto algo parecido no Crysis, que é outro jogo que vai fazer história.
Criar os efeitos físicos de forma que pareçam tão reais é um desafio enorme, pois todas as variáveis que são habitualmente desprezadas precisam ser incorporadas nos modelos matemáticos utilizados. Estes efeitos incluem: impacto, aceleração, viscosidade, oscilações, gravidade, arrasto, etc…
Por exemplo: quando um carro em alta velocidade em um estrada de terra bate em uma árvore, o jogo precisa levar em conta várias informações para calcular a cena corretamente, dentre elas: distribuição de massa do carro, velocidade, aderência de cada um dos pneus, aceleração angular, massa do carro, gravidade, arrasto, aerodinâmica, velocidade do vento, atrito com o solo em cada parte da estrada de terra, resitência do veículo ao impacto, resistência oferecida pela árvore, distribuição de massa da árvore e muitas outras. Além disso, a variação temporal de cada um destes itens também é utilizada, sempre que necessário.
Enfim, mais do que uma diversão a criação de um jogo como este é uma arte, além de uma obra prima da engenharia.
Vejam no vídeo abaixo as simulações dos efeitos físicos do GTA 4, criado através do software Euphoria, da Natural Motion.
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