RESET GAMES, o seu blog de notícias de games.
feedburner
Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

feedburner count

Iron Man PlayStation 3 - Uma Prévia Análise

Marcadores:

Nem mesmo Tony Stark e toda sua fortuna foi capaz de contornar a maldição dos jogos licenciados. Isso mesmo: como um típico jogo de videogame, "Iron Man" parece ter sido feito às pressas para ser lançado simultaneamente com a estréia do filme homônimo nos cinemas. E, claro, acaba decepcionando com um design pouco inspirado e uma série de problemas irritantes, que só deve agradar os mais fervorosos fãs do vingador dourado da Marvel.

Como no filme, mas nem tanto



Os atores Robert Downey Jr. e Terrence Howard, respectivamente Tony Stark e Jim Rhodes no filme, emprestam suas vozes para o jogo, que começa de maneira similar ao longa, com a origem da armadura do Homem de Ferro. Mas na tentativa de expandir a trama e colocar mais alguns desafios no jogo, a história coloca vilões clássicos do personagem como o Derretedor, o Chicote Negro e o Homem de Titânio, o que seria muito legal se não fosse às custas da lógica do roteiro, que fica totalmente quebrado.

E assim também funciona todo o resto do jogo. Há algumas boas idéias, mas que acabam diluídas por uma série de decisões precipitadas e problemas que poderiam ter sido contornados com um pouco mais de testes. Um belo exemplo? O sistema de armas do personagem é muito interessante, uma vez que é possível ajustar a armadura do herói para canalizar as energias para os sistemas que você mais utiliza, como os repulsões ou as armas auxiliares. Com o progresso no jogo, também há opções de upgrade que deixam brincar bastante com as possibilidades que a roupa do protagonista pode proporcionar.

Se o sistema de customização de força funciona de forma bacana, em contrapartida, o sistema de fases é formulaico e não apresenta nenhum tipo de novidade. Você assiste a vídeos que tentam contar a história e, em seguida, é apresentado aos objetivos, que geralmente se resumem a destruir alvos pela fase. Então você passa a correr ou voar pelas fases, tentando atirar em tudo o que vê pela frente, tomando cuidado para não ser alvo dos vários (e irritantes) mísseis que são disparados contra você.

Muito carisma, pouca competência



Se grande problema fosse a falta de originalidade, "Iron Man" seria um jogo ao menos divertido, uma vez que o protagonista e os outros personagens de seu núcleo são interessantes o suficiente para manter o interesse. Bastava ter ao menos uma mecânica que funcionasse, o que infelizmente não é o caso. O pior que poderia acontecer em jogo estrelado por um super-herói é você não se sentir super-poderoso, e é o que ocorre. O latinha da Marvel é facilmente abatido pelos vilões, muitas vezes não pela falta de habilidade do jogador, mas pelos vários problemas de colisão ou de controle. É muito comum tentar golpear um inimigo e acertar outro ou ficar agarrado em alguma parte do cenário que você não consegue ver.

A apresentação também não é das melhores. Os gráficos são medíocres, com modelos que não parecem muito com os atores e muitos problemas de lentidão, quedas de quadros na animação e problemas de sincronia com o áudio. Não há também opções significativas de replay, a não ser por um modo que repete as fases com objetivos específicos em tempo limitado para liberar novos modelos de armaduras.

CONSIDERAÇÕES

Se o filme parece ter caído nas graças do público, o jogo deve ter uma recepção bem diferente. É o típico produto caça-níqueis, de design genérico e problemas bobos que poderiam ser resolvidos se houvesse um pouco mais de tempo para finalizá-lo. Como está, é uma grande mancha no currículo de um grande herói.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores