RESET GAMES, o seu blog de notícias de games.
feedburner
Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

feedburner count

A al-Qaeda inspirou GTA IV, diz teoria

Marcadores:


Para vencer, você precisa levar caminhões e ônibus cheios de explosivos para o estacionamento de um prédio comercial. Ou detonar um carro-bomba em uma rua repleta de civis. ‘GTA IV’, jogo de maior sucesso de crítica e vendas em 2008, deve muito de seu sucesso a Osama Bin Laden e as estratégias de terrorismo utilizadas pela al-Qaeda. Pelo menos essa é a teoria que circula entre defensores do terrorismo islâmico em páginas de discussão na internet.

De acordo com a revista alemã ‘Spiegel’, a tese surgiu em um fórum freqüentado por simpatizantes da Jihad Islâmica e da al-Qaeda na rede.

Para um usuário, que assina suas mensagens como ‘Abd al-Wahhab’, não são apenas militares e milícias de todo o mundo que estudam os métodos utilizados pelo grupo terrorista de Osama Bin Laden. Desenvolvedores de software e artistas teriam percebido, segundo ele, que a "al-Qaeda é uma escola da morte".
Al-Wahhab está convencido de que o jogo é mais uma prova da eficiência dos métodos utilizados pela al-Qaeda. Ele sustenta sua argumentação com vídeos de cenas do jogo: nem todas, no entanto, representam estágios obrigatórios para quem quer vencer em ‘GTA IV’.

Como o game permite que o jogador tenha o controle total de seus atos, é possível reproduzir, sim, ações terroristas, como jogar helicópteros contra prédios no centro de ‘Liberty City’, versão fictícia de Nova York.

No YouTube, há vídeos das ações citadas pelo autor da tese, como explosão de ônibus, de um carro-bomba, ataque a prédio comercial com um helicóptero e ataque suicida contra policiais ou contra civis.

Para os integrantes do fórum, os desenvolvedores do game acompanharam as ações terroristas e se inspiraram nas técnicas deliberadamente, e não foram simplesmente influenciados pelo noticiário.

A própria ‘Spiegel’ já lista alguns argumentos contrários à teoria defendida por al-Wahhab. "Dizer que a al-Qaeda influenciou ‘GTA IV’ é algo tão absurdo quanto dizer que eles inventaram a violência", afirma Christian Stöcker, especialista em videogames.

A verdade é que boa parte das ações ‘terroristas’ que podem ser realizadas em ‘GTA IV’ já faziam parte das outras versões do jogo. E, na maioria das vezes, pouco interessava ao jogador utilizar esse tipo de ataque: ‘GTA’ pune o jogador, já que quanto mais pessoas você mata, mais sofre para se livrar dos policiais que tentam te prender no jogo.

Os ataques suicidas também não são recompensados, já que, quando o jogador ‘morre’ (na verdade, ele apenas fica ferido e é levado para um hospital), precisa reiniciar a missão que é obrigado a cumprir. A lógica do jogo, portanto, permite esse tipo de abordagem, mas sem estimulá-la e sem premiar o jogador.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores