RESET GAMES, o seu blog de notícias de games.
feedburner
Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

feedburner count

Jogo de Fórmula 1 promete revolucionar o mercado de games esportivos.

Marcadores: ,

A indústria de jogos está prestes a sofrer um forte impacto. Uma companhia holandesa denominada iOpener Media está criando uma tecnologia capaz de levar os gamers a competições da vida real. A idéia é que os jogadores estejam aptos a participar de corridas que estariam ocorrendo ao vivo em campeonatos oficiais do esporte.

Vida real e games

A proposta parece extremamente fictícia, mas muitos críticos estão considerando a nova tecnologia como uma das maiores inovações do mundo dos games. Os desenvolvedores do novo título de Fórmula 1 afirmam que o game irá captar os dados reais através de um sistema GPS e fará com que as informações sejam repassadas para o videogame.


De acordo com Andy Lurling, funcionária da iOpener Media, a próxima “leva” de jogos irá trazer objetos da vida real para o universo virtual, não envolvendo a interação entre jogadores, mas sim atividades envolvendo os gamers e esportistas oficiais da vida real.

Tanto a Agência Espacial Européia (ESA, em inglês) quanto uma empresa alemã ficaram impressionadas com a proposta da iOpener Media e estão participando do investimento financeiro do projeto.

Ainda há a falta de um desenvolvedor para os outros aspectos técnicos do jogo, visto que a iOpener apenas fabricará a tecnologia principal do game. Ainda assim, já foram realizados alguns testes com veículos reais de Fórmula 1.

Alta tecnologia

O principal sistema que o game utilizará será o GPS diferencial (DGPS), bastante utilizado na navegação de navios e aeronaves. Esse sistema usa estações únicas que corrigem determinadas falhas no sinal de GPS transmitido pelos veículos da F-1. Com isso, a velocidade e o local do carro poderão ser determinados com precisão. Com a IMU (Unidade de Medida Inercial), outros quesitos físicos como a aceleração, os ângulos e as curvas dos bólidos serão medidos com perfeição.

A telemetria será utilizada para transmitir outras informações, como as marchas dos carros. Todas as informações serão enviadas a um servidor para depois serem retransmitidas. O atraso previsto entre a emissão e a recepção desses dados será de até cinco segundos, de maneira parecida com o que ocorre em transmissões de televisão.

Além disso, haverá a possibilidade de gravar certas informações para que o gamer possa jogar até mesmo em um horário diferente em relação à corrida da vida real.


Corrigir as incompatibilidades entre os eventos reais e os acontecimentos virtuais está sendo um desafio para os produtores da tecnologia. Carros “atravessando” uns aos outros não poderá acontecer, sendo que o game terá então que simular ultrapassagens realistas nessas ocasiões.

E não pára por aí. A iOpener planeja utilizar essa tecnologia inovadora para criar outros títulos que envolvam esportes variados, como snowboarding, ski e ciclismo.

A proposta da iOpener gerou opiniões interessantes até mesmo de outros diretores empresariais, como Gareth Wilson, da Bizarre Creations. Wilson relatou que os fãs da Fórmula 1 serão ainda mais atraídos ao universo dos games com essa nova tecnologia. Além disso, os usuários mais “dinâmicos” também ficarão interessados em conhecer essa idéia inovadora.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores