RESET GAMES, o seu blog de notícias de games.
feedburner
Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

feedburner count

Spam, Orkut, você provavelmente recebeu um email de denuncia de abuso no Orkut?

Marcadores: ,

Leia com atenção para não cair no golpe:

Você provavelmente não cometeu abuso no seu Orkut!

Mais uma ação de phishing, desta vez envolvendo o Orkut e instalação de vírus na sua máquina. O primeiro passo do golpe é um email supostamente do Google, comunicando "abuso" em sua conta do Orkut:


email é até bastante convincente, mas você pode escapar ao golpe simplesmente reparando no domínio do site: há uma diferença considerável entre http://www.orkut.com/ e http://www.sveakakel.se/. Enfim, se você acessar o site, verá uma cópia quase perfeita de uma página de ajuda do Google:


Como você pode ver clicando na imagem para ampliar, a cópia é "quase perfeita" porque, graças a Deus, todo spammer é analfabeto. Além dos erros crassos de redação, você também poderia reparar na barra de endereços do seu navegador - sempre confira a barra de endereços do seu navegador! - e perceber que o endereço não tem a menor semelhança com orkut.com ou google.com!

Mas o usuário distraído clicará em alguns links, fazendo download de um arquivo executável para dentro de seu PC:


Logicamente, trata-se de um cavalo de troia. Até ontem, esse trojan era detectado por apenas 7 programas antivírus do site VirusTotal.com:


Para não deixar dúvida, submeti o email ao PhishTank e, de acordo com a avaliação da comunidade, trata-se realmente de phishing:


A lição deste caso é simples: mesmo que você tenha "culpa no cartório" e tenha mesmo cometido abusos na sua rede social favorita, sempre confira os links nos emails que receber para que seus sentimentos de culpa não sejam usados contra você!

Este post foi retirado do Blog Esses spams que a gente recebe...!, resolvi postar o post aqui porque também recebi um email assim de denúncia, assim como o dono do blog recebeu, por incrível que pareça, tinha o mesmo link no email que recebi ontem, e o post no blog do Alexis Kauffmann que foi postado hoje, com certeza ele também recebeu um email desse.

Agora fica uma pergunta, nunca saia clicando em qualquer link, pois alguns podem te trazer dor-de-cabeça, vírus, spams, etc...

Ao Alexis Kauffmann do Blog Esses spams que a gente recebe...!, dou todos os créditos pelo post, valeu Alexis Kauffmann, me ajudou muito.

1 comentários:
gravatar
Alex Oliveira disse...
13 de junho de 2010 às 10:08  

Olá, obrigado pela divulgação! Quando esclarecemos o modo como agem os golpistas, podemos evitar que os spammers provoquem prejuízo a maior número de pessoas, tornando a internet mais segura para todos.

Grande abraço,

AK.

Postar um comentário

Seguidores